Como gerenciar um contrato de forma eficiente e moderna

Como gerenciar um contrato de forma eficiente e moderna

Saber como gerenciar um contrato faz parte do sucesso de todo executivo. Uma boa negociação é fundamental para sobreviver no mercado hoje. Isso inclui a forma como os acordos são fechados.

Vivemos em um tempo em que o mundo está passando por uma verdadeira revolução digital. Os processos estão se automatizando. Os aplicativos, softwares, sistemas estão cada vez mais presentes na indústria, comércio e serviços. Isso se nos restringirmos apenas ao mercado mais visível, porque essa revolução atinge a sociedade como um todo, de instituições de ensino, às ONGs e Órgãos Públicos.

Tamanho avanço da tecnologia permitiu que as empresas olhassem mais para seus consumidores. Assim, uma nova mentalidade surgiu no mercado. Cada vez mais a experiência do cliente tem sido posta como protagonista das estratégias de marketing e de vendas. 

Não basta vender um produto ou serviço para o consumidor. É preciso acompanhá-lo e deixá-lo o mais satisfeito possível com todo o processo que o levou a comprar de sua empresa. 

Mas você deve estar se perguntando, o que isso tem a ver com saber como gerenciar um contrato?

A resposta é, tudo!

Saber como gerenciar um contrato é colocar o cliente como protagonista

Para saber como gerenciar um contrato, é importante ter em mente que não basta apenas convencer o cliente de que ele deve comprar o seu produto. É preciso convencê-lo de que a compra que ele está fazendo é mais do que uma compra. É uma verdadeira experiência capaz de causar as melhores sensações possíveis em seu cérebro. O que o faz querer ter essa satisfação sempre.

Portanto, para que isso seja possível é necessário colocar o cliente em primeiro lugar. Não basta ter um produto perfeito. É preciso que o caminho que o consumidor faz para chegar ao seu produto seja o mais satisfatório possível. 

Isso já começa no momento em que o cliente nem sabe que precisa adquirir o seu produto ou serviço. Com muito tato e com uma comunicação efetiva e profissional, você vai apresentar para o consumidor uma situação próxima à que ele vive. Geralmente essa situação mostra uma dificuldade que ele tem. 

Depois, ainda com muito tato, você vai mostrar que existe uma solução para os problemas dele. Pessoas com dificuldades como as dele conseguiram sair dessa situação e estão vivendo muito bem graças a produtos como o seu. 

Por último, você vai criar o desejo nele de ter o seu produto. Aí você detalha as características que fazem de seu produto, ou serviço, o único. Nesta etapa o cliente vai desejar tanto aquilo que você vende, que somente uma equipe de vendas não preparada vai poder perdê-lo. Se não for esse seu caso a venda está ganha. 

Entretanto, não ache que o trabalho de gerenciamento de contratos termina aí. Esse é apenas o começo. Saber como gerenciar um contrato implica em administrar bem as etapas anteriores à assinatura do acordo, com as etapas da assinatura e da gestão de documentos. 

A assinatura eletrônica como forma de expandir a experiência do cliente

Pois bem, depois de ter proporcionado a melhor experiência na jornada do consumidor até a compra de seu serviço, cabe agora garantir o mesmo no fechamento da venda. 

E é aí que entra a grande sacada de quem sabe como gerenciar um contrato. 

Hoje, há ferramentas extremamente modernas e atuais que garantem do ato de assinatura de um documento, uma experiência muito satisfatória. É o caso da assinatura eletrônica. 

Com ela o processo de assinar um documento tornou-se muito veloz. Não tem mais porque fazer o consumidor esperar a visita de um vendedor ou pior, se dirigir até seu escritório somente para assinar um contrato. 

É tudo feito online. Você envia o contrato para o cliente que pode assiná-lo via WhatsApp, SMS ou e-mail, do lugar em que estiver. Pronto. Em um clique acabou o aborrecimento de enfrentar trânsito, ou demora de qualquer uma das partes em entregar o contrato assinado. Assim, é tudo feito de uma forma ágil e surpreendente. 

Nós já vimos aqui as etapas de pré-assinatura e de assinatura do documento. Agora vamos conhecer como gerenciar um contrato após a assinatura dele.  

Como gerenciar um contrato depois de assinado?

Engana-se quem pensa que a gestão de um acordo termina quando ele é assinado. Existe, uma longa etapa pós-assinatura que não pode ser esquecida. Dessa forma, temos aí a gestão de documentos. 

A gestão dos contratos precisa ser feita de um modo dinâmico, ágil e seguro. O que isso quer dizer?

Simples. Primeiro é necessário saber onde armazenar os contratos. O lugar mais seguro para isso é na nuvem. É preciso, entretanto, que a plataforma a fazê-lo utilize as mais rígidas normas de proteção, como senhas e criptografia no local de armazenamento. Assim, os documentos ficam protegidos de ações de hackers ou outros criminosos virtuais. 

Depois, pode ser necessário visualizar quem assinou os contratos e quem falta assiná-los. Para isto, a plataforma precisa disponibilizar um relatório sobre a vida de cada documento armazenado. 

A grande maioria dos contratos tem uma validade. Ela pode variar de acordo com o serviço negociado. Por isso, como não existe um tempo oficial para cada contrato, pode ser necessário que a plataforma que guarda os documentos te avise quando a validade dele está prestes a expirar.    

Você deve estar com uma dúvida agora, onde encontrar uma empresa que faz a assinatura eletrônica, outra que armazena os documentos e outra que garanta a segurança deles?

Procure gerenciar um contrato, da assinatura eletrônica ao armazenamento com a mesma empresa. 

Sim, há opções disponíveis no mercado. A Clicksign é uma delas. A ferramenta de assinatura eletrônica da Clicksign tem tudo o que você precisa. Ela faz a assinatura eletrônica dos contratos, com validade jurídica. Além disso, proporciona a gestão deles com diversos sistemas de segurança e ferramentas que permitem relatórios e avisos de quando a validade dos documentos está para expirar. 

Portanto, já que você já sabe de como gerenciar um contrato, antes de sua assinatura, na assinatura e após assiná-lo, um bom caminho já foi percorrido para o seu sucesso. 

Agora é só seguir adiante!

Gostou? Compartilhe!

Pronto para começar?

Experimente grátis por 14 dias e veja como a Clicksign pode mudar o jeito como você faz negócios!

Tela do App Clicksign