Contratos eletrônicos e sua importância

Contratos eletrônicos e sua importância

Contratos eletrônicos surgiram para sanar um problema recorrente dentro da dinâmica de uma organização: a demora no processo de contratação.

Certamente você conhece a sensação de se sentir frustrado por ter que repetidamente incrementar mudanças em um contrato, especialmente correções.

É por isso que o mundo digital abre portas para soluções mais eficientes. Neste artigo, vamos fazer um apanhado de tudo que você precisa saber, confira!

Qual o conceito do contrato eletrônico?

Basicamente, um contrato eletrônico é um contrato criado e assinado através dos meios digitais.

Por exemplo: sua organização pode redigir um contrato pelo Word, mas ao invés de imprimir, enviar por e-mail. Dessa forma, o usuário assina o contrato e envia o conteúdo de volta. Simples assim.

Aliás, nós assinamos contratos eletrônicos com frequência. Como? Basta lembrar de qualquer programa ou aplicativo que exige o botão “Concordo”, acompanhado de uma série de termos de licença.

Como é feita a segurança do contrato eletrônico?

Com uma enorme rede de dados circulando a uma velocidade vertiginosa, você deve estar se perguntando se o contrato eletrônico é realmente um método seguro.

O primeiro ponto que devemos analisar é que as assinaturas digitais contam com tecnologia criptografada. Ou seja, os sistemas embaralham as informações e depois desembaralham.

Além disso, ao utilizar essa tecnologia, apenas pessoas autorizadas têm acesso ao documento.

Vale ressaltar que a assinatura digital também passa por um processo rigoroso de verificação, mais conhecido como certificado digital. Dessa forma, um órgão responsável garante que a assinatura é autêntica.

Qual a importância do contrato eletrônico?

O contrato eletrônico traz vantagens para diversas áreas da empresa, portanto, sua importância reflete em vários setores.

Por isso, confira os principais tópicos que podem auxiliar seus negócios:

Processos digitais economizam tempo

Caso você queira investir em mais agilidade, o contrato eletrônico é um ótimo caminho.

Reflita: quanto tempo você gasta, em média, para concluir uma proposta de negociação de vendas? Leve consideração todo o processo: desde o recebimento até a assinatura.

Em um mundo cada vez mais dinâmico, isso significa que o contrato pode ficar estagnado.

No entanto, ao fornecer uma opção instantânea que pode ser facilmente acessada por um smartphone, notebook ou tablet, você otimiza tempo e, consequentemente, dinheiro.

Contratos eletrônicos reduzem os custos operacionais

Os contratos eletrônicos dispensam a necessidade dos materiais tradicionais, como por exemplo:

  • Papel;
  • Impressoras;
  • Tintas para impressão;
  • Manutenção e reparos da impressora;
  • Envio;

E esse é só o começo. Portanto, ao adquirir o contrato eletrônico, todas essas despesas desaparecem. Além disso, sua organização passa a colaborar ainda mais com o meio ambiente.

Contratos eletrônicos geram mais receita

Através do método tradicional, o contrato pode atravessar uma série de obstáculos até efetivamente ser processado com sucesso.

No entanto, os contratos eletrônicos auxiliam a gerar mais receita para a organização, justamente por facilitar e agilizar todos os processos da contratação.

Afinal, os contratos eletrônicos possibilitam assinar contratos de qualquer lugar, a qualquer momento. Além disso, qualquer modificação pode ser facilmente editada.

Gostou do conteúdo? Fique por dentro de todas as novidades a respeito de tecnologia e inovação, acessando nosso blog.

Referências:

https://blog.pandadoc.com/difference-between-electronic-contracts-and-traditional-contracts/

https://www.upcounsel.com/e-contracts

https://www.techehow.com/5-advantages-going-digital-business-contracts/

Gostou? Compartilhe!

Pronto para começar?

Experimente grátis por 14 dias e veja como a Clicksign pode mudar o jeito como você faz negócios!

Tela do App Clicksign