Modelos de contratos: como usá-los

Modelos de contratos: como usá-los

Trabalhar com modelos de contratos pode fazer a diferença entre um acordo bem feito e um mal feito. 

Saber como fazer um contrato é essencial para o sucesso de muitos negócios. Esse documento que trata de minúcias de uma relação entre duas ou mais partes, tem algumas particularidades. Sendo que a primeira delas é a adequação à demanda dos contratantes. 

Isso quer dizer que por mais que exista um modelo de contrato pronto, é sempre bom adaptá-lo para a realidade do momento.

Muitos empresários ou advogados utilizam modelos disponibilizados na internet. Este blog inclusive dispõe de alguns tipos de contratos que podem ser utilizados por todos. 

Entretanto, é preciso lembrar de que a adaptação dos contratos à realidade de cada empresa ou cliente da empresa é fundamental. Isso vai garantir uma maior segurança jurídica da relação que vai ser formalizada. Dessa forma, se evita possíveis litígios judiciais ou extrajudiciais.

Modelos de contratos pré-definidos

Os modelos de contratos pré-definidos ajudam as empresas a otimizar a gestão desses documentos. Pois não é necessário desperdiçar tempo em um contrato específico, já que apenas alguns campos são variáveis, como os dados do contratante. 

Assim, módulos de automação, como o oferecido pela Clicksign, vão trabalhar com modelos já prontos. Isso ocorre justamente para que não se tenha a necessidade de reescrever cada contrato. Dessa forma, os modelos de contratos permitem que o tempo de criação de cada um desses documento seja otimizado. 

Com isso, a empresa não precisa mais utilizar as horas de um profissional de vendas ou do jurídico, para a criação dos contratos. O próprio módulo faz isso, sendo necessário somente inserir as informações variáveis. Isso melhora a experiência da empresa e do cliente dela. Pois ninguém precisa esperar o tempo de criação de um documento específico para o cliente. É tudo muito mais ágil. E agilidade é uma das características chaves para se destacar no mercado hoje.     

Elementos imprescindíveis a todos contratos

O primeiro passo para a elaboração de um contrato é identificar os elementos contratuais. Então, deixe bem claro quem são os contratantes, pessoas físicas ou jurídicas. Insira no documento, nome, razão social, CPF ou CNPJ, endereço e dados pessoais do representante, caso seja pessoa jurídica. 

Além de todos esses dados importantes, para se fazer um bom contrato é necessário colocar o objeto do contrato. Logo, isso significa inserir no documento qual o tipo de serviço será contratado. É preciso colocar todas as informações relacionadas ao serviço. 

Um bom modelo de contrato tem valores estabelecidos

Existem dados que, se inseridos nos modelos de contratos, proporcionam uma maior eficácia do documento. Entre essas informações podemos dizer que estão todos os valores referentes ao acordo. Assim, inclua todas as bonificações e encargos da relação. 

Entretanto, não faça só o básico. Coloque a o que cada valor faz referência. Não se esqueça, também, de deixar clara a forma de pagamento e se será à vista ou parcelado. Se for este o caso, inclua no contrato o número de parcelas e o valor de cada uma delas. Informe se haverá um sinal ou prazo final para pagamento.   

Lembre-se, quanto mais detalhado for o contrato menos chances de discussões posteriores a respeito dele haverá.

Deixe bem claras as garantias de cumprimento do contrato

As garantias são importantes porque não basta contar que as partes vão cumprir aquilo que está escrito. É preciso de uma garantia que se uma das partes não cumprir o combinado, o acordo não resulte em prejuízo para a outra parte. Sendo assim, as garantias são instrumentos que asseguram o cumprimento das obrigações presentes no contrato. 

Se ocorrer a falta de cumprimento do contrato e nele não constam garantias, um litígio pode ser muito mais traumático do que o normal. Isso vai acontecer porque, em um primeiro momento, o juiz vai verificar o direito do alegado pelo autor do processo. Dessa forma, quando chegar à fase de execução, os bens do devedor podem não ser encontrados. 

Em suma, as garantias atuam até psicologicamente para que o contratante não deixe de pagar o que deve ao contratado. Pois ele sabe que se deixar de fazê-lo consequências muito maiores vão ocorrer a ele. 

Use os modelos de contratos que nós disponibilizamos

Em nosso blog é possível encontrar alguns modelos de contratos que nós disponibilizamos gratuitamente, é assim com o NDA, com o Teletrabalho e as Teleconsultas

Experimente aplicar estas dicas a esses modelos de contratos. Temos certeza de que sua segurança, no âmbito jurídico, será muito maior.  

Modelos de contratos

A Clicksign é a solução ideal para acelerar o crescimento do seu negócio! Se você deseja saber mais sobre como a Assinatura de Documentos Online pode revolucionar os seus processos, faça um teste gratuito e veja como é possível fazer uma assinatura, com validade jurídica, em menos de 1 minuto. Experimente, não requer cartão de crédito!

Quero fazer um teste grátis ➟

Pronto para começar?

Experimente grátis por 14 dias e veja como a Clicksign pode mudar o jeito como você faz negócios!

Tela do App Clicksign